28 janeiro 2010

Dilma e as creches

Esse mês começou mal e, ao que tudo indica, vai terminar ainda pior. Na segunda-feira a comitiva presidencial passou por por São Paulo e inaugurou outra peça de ficção chamada PAC. Em seguida, Lula e seus asseclas seguiram para o Rio, onde o presidente inaugurou uma creche. Em qualquer lugar do mundo, a inaguração de uma creche é vista como algo rotineiro, que dura menos de meia hora. Convenhamos, meia-hora é tempo suficiente para o descerramento da placa, o pronuciamento de meia dúzia de palavras do prefeito e os agradecimentos de um parente do homenageado. Nesta semana, pela primeira vez a inauguração de uma creche foi estrelada pelo presidente da República e transformada pelos oradores em marca de estadista.

Lula, que se considera o maior dos governantes desde Tomé de Sousa, não podia desperdiçar a chance de promover a sua candidata as custas do herário mais uma vez. Mas não foi o ato de inauguração da creche que me chamou a atenção e sim a fala da candidata petista, Dilma Rousseff. De acordo com a página da Casa Civil, o mais imparcial site de notícias de todo o país, a ministra Dilma Rousseff anunciou que um das prioridades do PAC 2 será o investimento em creches. Segundo a ministra/candidata/homenzarrão Dilma Roussef:
"Graças ao PAC 2, teremos creches para todas as crianças desse país. Porque a diferença entre as famílias com mais posse e as sem posses está justamente na creche".
Como eu, que adoro falar sobre educação, não me dei conta de uma verdade tão solerte? Tenho uma filha de oito anos, matriculada em uma escola particular. Ela é criança, logo, pelo que entendi da proposta da Dilma, a escola dela será fechada e ela terá de ir para uma creche do PAC. Todas as demais escolas infantis particulares deste país serão abolidas porque todas as crianças brasileiras, "com mais posse ou sem posses", irão para creches do PAC. E ainda há quem ache que falar mal é só uma questão de estilo e que isso não tem efeito na vida prática…

E por que creches para todos?

"Nós sabemos e aprendemos que temos que olhar o indicador social. Olhar para que todos os brasileiros tenham proteção. Olhar cada uma das famílias brasileiras. Porque todos tem direito a mesma oportunidade e oportunidade começa aí, na creche".
No fantástico mundo de Dilma, as pessoas sabem antes de aprender. Mas isso não vem ao caso. Pelo que captei nas entrelinhas, nas creches do PAC 2, haverá recrutadores de RH para prospectar os melhores talentos ainda no berço. E essa, meus caros leitores, é a candidata de Lula a presidência da república. Francamente, pensar em uma mulher como ela ocupado o posto que hoje pertence a Lula, é como pensar na Marlene Mattos ocupando o posto da Xuxa.

Nenhum comentário: