Se não fosse por essa espécie de abdução coletiva a que estamos todos submetidos, com "O Cara" deitando e rolando sobre as instituições e a moralidade pública, o caso dos caças Rafale seria tratado como aquilo que é: UM ESCÂNDALO, talvez o maior do governo Lula. Eu explico: recentmente a Índia abriu uma concorrência internacional para a compra — ATENÇÃO!!! — de 126 caças. A Força Aérea Indiana se dispoem a pagar US$ 10 bilhões. por essas aeronaves; um valor nada modesto. Seis modelos participaram da primeira rodada de seleção: os americanos F 18 e F 16, o Eurofighter Typhoon, o russo MiG 35, o sueco Gripen NG e o Rafale. Só um caça foi descartado no começo da disputa: o Rafale. A Força Aérea Indiana justificou a sua decisão dizendo que o Rafale não cumpria os requisitos mínimos de desempenho técnico exigidos por eles.
Como vocês sabem, o Rafale é o caça que Lula decidiu comprar ao arrepio da recomendação da Aeronáutica, que é quem realmente entende do assunto. Lula, o Homem com o Isopor na Cabeça, é especialista em outros assuntos. Muitos indagarão: "Mas o escândalo está em ter a Força Aérea da Índia rejeitado o Rafale, que Lula quer comprar?" Não! Eu já chego lá.
Enquanto o Rafale esteva na concorrência, Nicolas Sarkozy, o camelô de aviões e marido de Carla Bruni, fez o mesmíssimo lobby que vem fazendo no Brasil. A diferença é que, na Índia, a avaliação é realmente técnica. Por lá, não basta apenas adular o imperador absolutista, dispensar-lhe rapapés, elegê-lo "o homem do ano", para embolsar alguns bilhões. Desde o começo da concorrência, informam os sites indianos que trataram do assunto, o Rafale era considerado a pior alternativa entre — atenção! — SETE MODELOS.
A chamada grande imprensa, que a canalha petralha acusa de ser "antigovernista" (podem rolar de rir), se interessou pelo assunto? Que eu tenha achado, só o Estadão Online publicou um despacho da Reuters no dia 16 de abril de ano passado. Depois o assunto sumiu. Como vocês sabem, a Força Aérea Brasileira também não quer o Rafale. Entre os três caças que avaliou, preferiu o sueco Gripen NG. Em segundo lugar, ficou o F-18. Em último, o avião francês. Como reagiu o governo do Homem do Ano do Le Monde? Considerou a hipótese de punir o que chamou de "vazamento" do relatório. Onde já se viu a Aeronáutica ficar se metendo com caças? Que absurdo!
Celso Amorim, um gigante da filosofia, ainda maior por dentro do que por fora, deu-se a especulações metafísicas: "Às vezes, o barato sai caro". Samuel Pinheiro Guimarães, o chefe da banda antiamericana do governo e da Sealopra, indagou se a gente compra um carro só pensando no preço… A mediocridade dessa gente é espantosa, especialmente quando tenta mimetizar Lula nas suas filosofadas e metáforas. O que, nele, aspira a um saber popular revela-se pelo que é na boca dos doutores: BOÇALIDADE PURA E SIMPLES.
E o escândalo? Bom, aí vai o escândalo de que falei anteriormente. Além do fato do presidente Lula ter anunciado o vitorioso quando a avaliação estava em curso, os aviões franceses irão custar aos brasileiros praticamente o dobro do que custariam para os indianos (caso não tivéssem sido descartadaso). A Dassault, que fabrica os Rafales, se ofereceu para vender 126 caças à Índia por US$ 10 bilhões. Preço médio de cada avião: US$ 79.365.079,36. O Brasil está disposto a pagar R$ 10 bilhões por 36 aviões — ou US$ 5.681.818.181. Dividindo-se esse valor em dólar pelo número de aparelhos, chega-se ao custo unitário: US$ 157.828.282,82. Ou seja: o dobro do que custaria para a Índia. Atenção: ESTAMOS FALANDO DO MESMO MODELO DE AVIÃO E DE CONCORRÊNCIAS FEITAS AO MESMO TEMPO. Se o leitor quiser conhecer mais detalhes sobre a concorrência indiana, pode dar uma olhada no site India Defence.
Agora entendo o que o sr. Samuel Pinheiro Guimarães quer dizer quando afirma que a gente não compra um carro só pelo preço. No caso, parece que se compra também para agradar o fornecedor, não é mesmo? E o que dizer do comentário de Amorim? Nem uma antítese tornada um clichê popular resiste a este monumento, logo involuindo para a tautologia: O CARO SAI CARO! Mas aí vem o papagaio de pirata petista, dizendo que os aviões irão custar o dobro do preço porque haverá a tal da "tranferência de tecnologia" e etc. Ora, não sejamos levianos! É só dar uma olhada, ainda que breve, nos termos da concorrência aberta pelos indianos para ver que a compra de 126 caças também previa a transferência de tecnologia.
É incrível que um dos maiores negócios do governo Lula, com jeito, história e números de maracutaia, se faça sob o silêncio cúmplice de boa parte da imprensa e, como não poderia deixar de ser, da oposição.
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