18 fevereiro 2010

Um romance revisitado

Antes de mais nada, gostaria de pedir desculpas a Machado de Assis por misturar o seu célebre Dom Casmurro com a paródia que se tornou a política do nosso país. Em nenhum outro lugar do globo, a obra de Machado poderia ser tão bem transportada para a realidade quanto aqui, no Brasil.

Dilma 'Capitu' Rousseff divide suas atenções, no Rio, entre Sérgio 'Bentinho' Cabral e Anthony 'Escobar' Garotinho. Em vias de celebrar um casamento político com Bentinho Cabral, Dilma promove encontros escusos com Escobar Garotinho.


Doente de ciúmes, Bentinho Cabral roga por exclusividade em pleno sambódramo e move mundos e fundos para enlamear a imagen de Escobar Garotinho. Na noite de domingo, Bentinho Cabral contou as reporteres que disse "tudo o que pensava" a Capitu Rousseff.

"Acho que quando você tem dois palanques de oposição pode dar problema. Quando são dois de situação é difirente. Aqui essa equação não fecha".

No meio de toda essa pantomima, Escobar Garotinho se imiscui com assanhada desenvoltura. Também pudera, o Escobar fluminense trocou um encimesmado PMDB pelo combativo PR e assumiu de vez que é adversário de Bentinho Cabral. Em Brasília, Escobar Garotinho é Lula desde molequinho. Por isso, arrasta a asa para Capitu Rousseff.


Da obra de Machado resultou uma polêmica: teria Capitu traído Bentinho com Escobar?


Do rififi eleitoral emerge um enigma análogo: estaria Dilma Capitu cometendo adultério político ao juntar-se a Bentinho Cabral e, simultaneamente, achegar-se a Escobar Garotinho? É evidente que o tônico servido a Dilma pelas pesquisas eleitorais mais recentes a tornaram dona de atrativos até então insuspeitados. É como se a candidata tivesse ganhado os mesmos olhos de ressaca da Capitu de Dom Casmurro.


Servindo-se de uma "retórica dos namorados", Machado encontrou uma "comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu". "Olhos de ressaca?", perguntou o escritor, na pele de Bentinho. "Vá, de ressaca", convenceu-se. Por que de ressaca? "É o que me dá idéia daquela feição nova..."

...Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca.

Para Lula e o PT, o súbito poder de sedução dessa Dilma ascendente vai tragar, em várias praças, apoios em duplicidade. Para desassossego de Bentinho Cabral, não parece haver nos arredores de Dilma Capitu interesse em refugar o assédio dos múltiplos Escobares.

Nenhum comentário: