15 fevereiro 2010

Lula e FHC: um caso de amor às avessas

Conforme escrevi aqui outro dia, no mundo globalizado as matérias públicadas nos jornais de ontem são noticias de ante-ontem. Ainda assim, resolvi comentar a declaração do presidente Lula de que as críticas que FHC tem feito a candidata petista, Dilma Rousseff, são "uma falta de respeito".

O presidente disse que Fernando Henrique criticou Dilma porque não a conhece e porque "está com medo de cair no esquecimento". Lula ainda ironizou, dizendo que o atual governador de São Paulo, José Serra, e o ex-governador Geraldo Alckmin, quando foram candidatos à Presidência da República, respectivamente em 2002 e 2006, não quiseram o apoio de Fernando Henrique em suas campanhas.

Lula acrescentou que Dilma "não vai responder" às críticas do ex-presidente., porque "ele está baixando muito o nível e o povo está cansado de campanhas de baixo nível, com agressão". Dias antes, FHC havia dito que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, age como um "boneco de ventríloquo" do presidente e só faz aquilo que ele ordena. Taí a comprovação!

É isso! Lula faz de tudo para ESCONDER a Dilma que existe de fato. O presidente, que está em camapanha há mais de 20 anos, sabe que a melhor maneira de evitar o desgaste da sua candidata é puxar para si o embate eleitoral. Agindo dessa forma, o presidente impede que o debate atinja a Dilma e faz com que o "outro" seja justamente FHC. Para Lula, o confronto não é entre os candidatos à presidência, mas sim entre dois períodos políticos: um deles iniciado há 15 anos e encerrado há mais de sete, e outro que ainda está aí, em curso. Se esse fosse mesmo o confronto, FHC estaria impedido estruturalmente de vencê-lo. Afinal, boa parte dos eleitores não tem nem idéia do que foi ou do que é o Plano Real.

FHC já é o presidente mais injustiçado da história do Brasil. A academia e o tempo, espero, hão de lhe fazer justiça. E que seja feita mesmo hoje em dia, por intermédio daqueles que o admiram e o tem na conta do presidente que retirou o Brasil de um atraso realmente histórico. FHC certamente cometeu erros, como todos nós, como todos os estadistas. Mas se não fosse o Plano Real e as reformas econômicas que recolocaram o país no mapa dos investimentos e o prepararam para a economia global, seríamos, como já escrevi, o mais ocidental dos países africanos.

Lula mente, descaradamente, quando diz que FHC anteviu um desastre do seu governo. Ao contrário: quando, em 2002, a especulação começou a correr solta porque os mercados acharam, afinal, que o PT era sério no seu delírio, o ainda presidente da República fez justamente o contrário, fez o que um petista não faria: afirmou que Lula governaria dentro das regras. A partir de 2003, as oposições, o PSDB muito especialmente, apoiaram reformas que o PT precisou fazer (as mesmas que antes combatera) em nome do bem do país, necessárias, estava claro, para que o novo governo conquistasse a confiança dos mercados.

A vitória de Antonio Palocci nos embates internos protagonizados pelo PT, colaborou para "blindar" o governo Lula. No Senado, por exemplo, tucanos conseguiam defender a política econômica com mais vigor do que os petistas — "porque é a nossa", diziam. Setores importantes da imprensa faziam mais ou menos a mesma coisa: "Olhem como o PT é responsável"! E assim a imprensa varreu para baixo do tapete as críticas que Lula fazia ao Plano Real e ao Proer uns dois ou três anos antes…

O PT aderiu às regras de mercado, mas não necessariamente à democracia. Continuava e continua autoritário. O trabalho de desconstrução da figura de FHC, iniciado de modo sistemático em 1994, teve continuidade. E passava a contar com o auxílio da máquina de propaganda oficial — a maior jamais mobilizada. Os esbirros do PT na imprensa colaboraram e colaboram ainda para essa desconstrução, não raro mentirosa e mistificadora.

Lula jamais aceitaria um debate direto com FHC hoje em dia. Mas, se aceitasse, venceria! Venceria o quê? Um confronto de idéias ou mesmo um confronto de realizações? Ora, claro que não!!! A questão pública, política, não está nos contendores, mas no que esperam os juízes. Vejam a linguagem de Lula; notem os aspectos de que ele se jacta; observem a sem-cerimônia com que assaca contra a biografia do antecessor, de quem ROUBOU O SOFTWARE para governar (a imagem do roubo do software é do ex-ministro Luiz Carlos Mendonça de Barros).

Será que é possível explicar ao eleitorado contemporâneo os riscos que correu o país durante a implementação do Plano Real, a sua genial engenharia econômica e como os petistas, liderados por Lula, tentaram sabotá-lo de maneira sistemática, determinada, implacável? Será possível, vamos dizer, tornar quente todas as bobagens que Lula disse sobre o plano e todas as suas antevisões trágicas para o Brasil?

Erram muito os historiadores que pretendem julgar o passado segundo a leitura política que se tem do presente; do mesmo modo, não se deve reduzir a política a uma espécie de tribunal da história. A desconstrução canalha a que o PT submeteu o governo FHC encontrará, cedo ou tarde, a sua devida descrição, com a conseqüente reparação da verdade. No presente e com vistas ao futuro, na arena política, o nome do PT para disputar a Presidência da República é DILMA ROUSSEFF. Tão logo as oposições tenham o seu candidato, o confronto se dará, então, entre ambos.

A exposição excessiva de FHC permite essa reação mesquinha de Lula, que joga as divergências no terreno de uma suposta inveja. Já escrevi aqui uma vez: o petista não se curou do trauma de ter perdido duas eleições para o tucano, ambas no primeiro turno — Lula teve de disputar o segundo em 2002 e em 2006. Ele precisa desesperadamente ganhar uma eleição de FHC, ainda que disputando por intermédio de Dilma. Para tanto, tem de esconder a candidata e saltar ele próprio para o centro da cena.

Nenhum comentário: