22 setembro 2009

Liberdade na Estrada

A academia brasileira está prestes a testemunhar uma empreitada intelectual inédita no país. De Porto Alegre a Fortaleza, um grupo de jovens intelectuais percorrerá 16 cidades durante três semanas de outubro com um propósito: apresentar aos estudantes brasileiros as idéias fundamentais de liberdade individual que unem pensadores como José Bonifácio e Joaquim Nabuco a Ludwig von Mises e Friedrich Hayek.

O projeto consiste na realização de seminários com cinco conferências versando sobre temas ancorados na idéia de liberdade: sociedade, justiça, economia, política e cultura. Nosso objetivo é promover o debate entre diferentes correntes filosóficas para que a Universidade, com U maiúsculo, esteja livre das ortodoxias do pensamento e avance com a universalidade do conhecimento.

A proposta de difundir o pensamento libertário é uma iniciativa do OrdemLivre.org, projeto da Atlas Economic Research Foundation em cooperação com o Cato Institute. Somos parte de uma organização independente, sem vínculos partidários, e não aceitamos qualquer patrocínio estatal. Todo o nosso financiamento vem de contribuições voluntárias e da venda de publicações.

A perspectiva libertária: uma discussão sobre as novas correntes do pensamento liberal

Apresentação: Bruno Garschagen, O socialismo do século XXI: Gabriela Calderón (30 min)Uma causa para a nossa geração: Diogo Costa (30 min) Perguntas e respostas (20 min) Intervalo para o café (30 min) Capitalismo em crise?: Rodrigo Constantino (30 min) Princípios de Justiça: Lucas Mafaldo (30 min) Perguntas e respostas (20 min)

Bruno Garschagen é Gerente de Relações Institucionais de OrdemLivre.org. É formado em Direito e faz mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Atualmente, é colunista do jornal português “i”. Trabalhou como jornalista nas áreas de política, economia e literatura para a Gazeta Mercantil, Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil, Valor Econômico, revistas Entrelivros e Primeira Leitura, sites Nomínimo e Americas Reporter. Pós-graduado em Jornalismo Cultural, também foi colunista da revista portuguesa Atlântico e tem publicado artigos de opinião em O Globo.

Diogo G.R. Costa é Editor de OrdemLivre.org. Foi um dos vencedores do primeiro prêmio Donald Stewart Jr. apresentado pelo Instituto Liberal por seu ensaio sobre Ludwig von Mises. Diogo já foi entrevistado nos programas Manhattan Connection da GNT e Record Entrevista da Record News, deu palestras na PUC-RJ, PUC-MG e UFES, e seus artigos já apareceram em diversas publicações, incluindo O Globo, O Dia, O Estado de São Paulo, Jornal do Commercio, Digesto Econômico, Buenos Aires Herald (Argentina), El Diario Exterior (Espanha), Mmegi (Botswana), e The Panama News (Panamá). Diogo Costa é formado em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis e mestre em Ciência Política pela Universidade Columbia.

Gabriela Calderón é editora do ElCato.org e colunista do jornal equatoriano El Universo. Formou-se em 2004 em Ciência Política com concentrações em Relações Internacionais no York College of Pennsylvania, e é mestre em Comércio Internacional pela George Mason University. Seus artigos já foram reproduzidos em diversas publicações latinoamericanas, como La Prensa Gráfica (El Salvador), Libertad Digital (España) e Analítica (Venezuela).

Rodrigo Constantino é formado em Economia pela PUC-RJ, e tem MBA de Finanças pelo IBMEC. Trabalha no setor financeiro desde 1997. É autor de quatro livros: "Prisioneiros da Liberdade", "Estrela Cadente", "Egoísmo Racional" e "Uma Luz na Escuridão". Escreve artigos para diversos sites, assim como para as revistas Voto e Ponto de Vista, e para o caderno Eu&Investimentos do jornal Valor Econômico. É membro-fundador do Instituto Millenium, diretor do Instituto Liberal, membro do Conselho Consultivo do Instituto Federalista e membro do Conselho de Administração do Instituto Mises Brasil. Foi o vencedor do Prêmio Libertas em 2009, no XXII Fórum da Liberdade.

Uma iniciativa do OrdemLivre.org

Nenhum comentário: