19 junho 2009

Educação domiciliar, o que é?

por Thiago Nogueira

De acordo com o Centro Nacional de Estatísticas na Aprendizagem dos EUA (NCES), aproximadamente 1,1 milhão de estudantes receberam educação escolar em suas casas no ano de 2003.

Comparando ao universo de crianças em idade escolar nos EUA, 1,1 milhão de alunos estudando em casa pode não parecer um número expressivo, mas não podemos nos esquecer que há cerca de 20 anos, esta prática era ilegal naquele país. Foi somente em meados da década de 90, graças aos esforços de algumas famílias americanas, que surgiram as primeiras alterações na legislação e movimento de aprendizado domiciliar ganhou fôlego.

Mas, por que este movimento está ganhando popularidade? Por que os pais preferem que seus filhos recebam a educação escolar em suas próprias casas? Em 2003, uma pesquisa sobre educação domiciliar revelou as causas que levaram os pais a adotar este sistema de ensino:

  • 31% praticam o aprendizado escolar domiciliar porque se preocupam com o ambiente de outras escolas.
  • 30% o fazem para fornecer instruções religiosas ou morais.
  • 16% escolhem o aprendizado escolar domiciliar devido à insatisfação com a instrução acadêmica disponível em outras escolas.
Neste artigo, vamos ver o que significa o aprendizado escolar domiciliar e os vários métodos praticados; vamos discutir o que mais você precisa saber se estiver pensando em utilizar o aprendizado escolar domiciliar com seus filhos.

Para facilitar a sua compreensão, decidi dividir o conteúdo deste artigo em diversos tópicos:

Nenhum comentário: