04 junho 2009

Biblioteca

Seja bem-vindo à biblioteca on-line do What's up Brazil! Para baixar os arquivos, basta clicar no título.


por Ludwig von Mises

Tudo o que ocorre na sociedade de nossos dias é fruto de idéias, sejam elas boas, sejam elas más. Faz-se necessário combater as más idéias. Devemos lutar contra tudo o que não é bom na vida pública. Devemos substituir as idéias errôneas por outras melhores, devemos refutar as doutrinas que promovem a violência sindical. É nosso dever lutar contra o confisco da propriedade, o controle de preços, a inflação e contra tantos outros males que nos assolam.

Idéias, e somente idéias, podem iluminar a escuridão. As boas idéias devem ser levadas às pessoas de tal modo que elas se convençam de que essas idéias são as corretas, e saibam quais são as errôneas. No glorioso período do século XIX, as notáveis realizações do capitalismo foram fruto das idéias dos economistas clássicos, de Adam Smith e David Ricardo, de Bastiat e outros.



INTERVENCIONISMO

por Ludwig von Mises

"...é um erro tragico supor que democracia e liberdade sao compativeis com intervencionismo ou com socialismo. O que as pessoas chamam de governo democrático, direitos civis e liberdade individual só pode existir no contexto de uma economia de mercado. Nao é por acaso que, por toda parte, o avanço do intervencionismo fez com que fossem desaparecendo as instituicões democráticas e que, nos países socialistas, o despotismo oriental tenha encontrado o cenário ideal para o seu ressurgimento. "



AÇÃO HUMANA

por Ludwig von Mises

Nas palavras do filósofo Olavo de Carvalho, depois de ler Mises é que se compreende como os outros economistas são tão confusos. No pensamento misesiano, a Economia se insere num universo muito maior de relações sociais, a Praxeologia, cuja maior característica é a presença da ação consciente e propositada do homem. Uma das suas grandes contribuições foi ter demonstrado que o regime comunista era insustentável do ponto de vista econômico, por não comportar um eficiente sistema de preços. Sem os preços, o estado comunista não tem como avaliar a relação custo-benefício de suas ações, e caminha inxoravelmente para o colapso.


UMA TEORIA SOBRE O SOCIALISMO E O CAPITALISMO


por Hans Hermann-Hoppe

O professor Hans Hermann-Hoppe tem o dom de nos fazer olhar para além do óbvio, mesmo para aquelas coisas que sempre estiveram ao nosso redor, mas que não as constatamos por nossa própria cegueira e conformismo. Dotado de um profundo senso humanístico, são nas pessoas comuns, aquelas que persistem silenciosamente na paz e no trabalho, que se aloja o alvo principal da sua abordagem, o que faz de Hoppe um autêntico anti-Maquiavel.



CONTRA TODA ESPERANÇA

por Armando Valladares

Preso político por 22 anos, recordista mundial de permanência entre as grades por delito de opinião, autor de um dos mais fortes e pungentes livros de memórias já engendrados pelo sofrimento injusto, Valladares tem um lugar assegurado na história do século 20 entre os personagens que provaram, por sua coragem e retidão inflexível nas piores circunstâncias, a soberania do espírito livre ante as trevas do diabolismo totalitário. É alguém da estirpe de um Victor Frankl, de um Soljenítsin, de um Richard Wurmbrand; alguém cuja qualidade moral está acima de todas as controvérsias políticas e do qual ninguém tem o direito de falar senão com o devido respeito.


A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

por George Orwell

Sentindo chegar sua hora, Major, um velho porco, reúne os animais da fazenda para compartilhar de um sonho: serem governados por eles próprios, os animais, sem a submissão e a exploração do homem. Major lhes ensinou uma antiga canção, "Animais da Inglaterra" (Beasts of England), que resume a filosofia do Animalismo, exaltando a igualdade entre eles e os tempos prósperos que estavam por vir.

O velho Major faleceu 3 dias depois, deixando o comando para dois astutos e jovens porcos Bola-de-Neve e Napoleão. Após clandestinas reuniões para traçar as estratégias, Sr. Jones, então proprietário da fazenda, se descuidou na alimentação dos animais, mal sabendo que este seria o estopim para aqueles bichos. Deu-se a Revolução.

* A Revolução dos Bichos foi escolhido pela revista Time como um dos 100 Melhores Livros da Língua Inglesa e foi o 31º na lista dos Melhores Romances do Século XX da renomada Modern Library List.


POR UMA NOVA LIBERDADE: O MANIFESTO LIBERTÁRIO

por Murray Rothbard

Esta é a obra fundamental do movimento libertário americano e talvez até mesmo do nascente movimento libertário mundial. Lançado em 1973 e desde então tendo recebido várias edições, "Por uma nova liberdade" (For a New Liberty) é um livro canônico do renascimento do liberalismo e do surgimento do que foi chamado por seu autor de "anarco-capitalismo". Murray Rothbard nele delineia as bases de uma sociedade baseada no total respeito pela propriedade privada, que além de estar em conformidade com a moralidade, assegura a maior liberdade e prosperidade para todos.


Nenhum comentário: