Nos EUA, a definição de aprendizado escolar domiciliar muda de acordo com o Estado. Por exemplo, o capítulo 115-C dos Estatutos Gerais da Carolina do Norte (em inglês) define o aprendizado escolar domiciliar desta maneira:
"Escola domiciliar significa uma escola privada na qual uma ou mais crianças de não mais de duas famílias ou casas recebem instrução acadêmica dos pais ou tutores legais ou membro de uma das casas".
Como a definição muda de Estado para Estado, as exigências legais também mudam para estabelecer uma escola domiciliar. Essas leis geralmente vigoram a partir dos sete ou oito anos de idade. Antes disso, o governo não se interessa – ao menos, não legalmente – sobre o tema.
Se você quiser saber que tipo de "aprendizado domiciliar" ocorre em idade tão nova, veja aqui uma pequena lista das coisas que uma criança aprende antes de entrar oficialmente na escola:
- falar
- andar
- correr
- brincar
- cantar
- vestir-se
- amarrar sapatos
- contar até 10, 20 ou mais
- recitar o alfabeto e reconhecer as letras do alfabeto
- soletrar o nome
Estes são apenas os itens básicos. Há muitas crianças que sabem ler, fazer contas básicas, tocar um instrumento musical, nadar, dançar e outras coisas, tudo isso antes que tenham idade suficiente para ir ao jardim de infância. Geralmente, é alguém dentro de casa (os pais, avós, irmão ou irmã mais velhos ou tutor) que ajuda a criança a aprender a fazer essas coisas. Qualquer passeio em contato com a natureza, mostrando várias plantas, insetos e animais, é uma experiência de aprendizagem. Qualquer ida ao zoológico é uma experiência de aprendizagem. Até as atividades diárias como fazer compras na mercearia e cozinhar, são experiências de aprendizagem.
Mas, se a aprendizagem de uma criança já está longe de ter um grande início em casa, por que a preocupação com a educação? A resposta é simples: o aprendizado escolar domiciliar não é para todos. Mas é definitivamente uma boa saída para alguns.
Existem diversos livros disponíveis na Internet atestando o sucesso do aprendizado escolar domiciliar. Apesar disso, é preciso ressaltar que o aprendizado escolar domiciliar exige um enorme compromisso por parte dos pais ou tutores e das próprias crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário