Agora que você já tem uma idéia geral das várias metodologias que pode adotar para a escola domiciliar, existe uma coisa que deve considerar antes de escolher um determinado método: o estilo de aprendizado da criança.
Existem quatro modos básicos por meio dos quais uma pessoa pode aprender alguma coisa:
Você já deve ter uma boa idéia de que tipo de aluno é o seu filho, mas se não tiver, tudo o que você precisa fazer é gastar um pouco de tempo e fazer uma observação detalhada. Você também pode querer saber que tipo de aluno você é, porque isso pode influenciar seu estilo natural de ensino.
Vale lembrar que você não precisa ficar preso a um único método e seguir com ele para sempre. Se você começar com o Método Estruturado e o achar muito rígido, pode passar para os Estudos de Unidade. Se não der certo com este também, você pode tentar o Método Eclético e assim por diante. A maioria dos pais que optaram por este método de ensino, avaliam a escola domiciliar anualmente: nunca é muito tarde ou muito cedo para fornecer aos seus filhos uma educação domiciliar e se isso não funcionar, você pode rematriculá-lo em uma escola regular no ano seguinte.
Claro, uma das maiores preocupações para os pais, considerando o caminho seguido pela escola domiciliar é a universidade. Na verdade, esta questão quase sempre aparece na lista de "perguntas mais freqüentes" na maioria dos sites relacionados com escola domiciliar: "O aluno que estudou com o método de aprendizado escolar domiciliar entrará na faculdade?" A resposta a esta pergunta é um sonoro "Sim!"
Você encontrará histórias de sucesso em livros e na Internet sobre alunos que estudaram com o método de aprendizado domiciliar e que entraram na faculdade ou universidade dos seus sonhos. Nos EUA, há dezenas de casos de alunos que conseguiram ingressar em escolas e instituições universitárias do grupo 'Ivy League', como Harvard, Yale e Princeton.
Para alcançar o sucesso acadêmico, o aluno da escola domiciliar deve começar a pensar na escolha de sua universidade durante o nono período (ou seu equivalente), exatamente como os alunos da rede regular de ensino. É preciso ressaltar que muitos alunos das escolas domiciliares atuais tiram vantagem de suas programações favoráveis, participando de programas para estagiários. Isto não apenas proporciona uma preciosa oportunidade para praticar como também melhora as chances de entrar em qualquer universidade.
Ainda que o aprendizado, especialmente o aprendizado para toda a vida, pareça ser o foco de muitos métodos da escola domiciliar, a universidade não é necessariamente o objetivo final de cada aluno da escola domiciliar. Sem estar atrelados às rígidas programações da escola tradicional, os alunos da escola domiciliar podem começar a pensar em um aprendizado mais amplo. Como já seguiram uma metodologia não convencional, eles podem hesitar menos em fazê-lo novamente. Para estes alunos de mente aberta para a vida, a "metodologia da antiuniversidade" pode ser o destino.
A autora Danielle Wood apresenta diversas oportunidades de "antiuniversidade" em seu livro, "A alternativa da antiuniversidade: Seu guia para carreiras incríveis e aventuras surpreendentes fora da universidade." Nesta referência bem organizada, aqueles que não estão preparados para cancelar a experiência universitária para sempre encontrarão sugestões para passar o tempo antes da universidade. Também existe uma grande quantidade de informações relativas a programas alternativos de aprendizado e programas para estagiários.
Enfim... Espero ter ajudado aos pais que se interessam por este tema (tão amplo e complexo).
Existem quatro modos básicos por meio dos quais uma pessoa pode aprender alguma coisa:
- O aluno visual é aquele que precisa ver as coisas para realmente compreendê-las. Alunos visuais respondem bem a diagramas, imagens, gráficos, livros com gravuras e assim por diante. Eles também podem gostar de responder a novos conhecimentos criando uma representação visual sobre eles.
- O aluno auditivo é aquele que aprende ouvindo e falando. Um excelente exemplo de metodologia empregada para alunos auditivos, devido ao seu elemento narrativo específico, é o método de Charlotte Mason.
- O aluno tátil é aquele que aprende através do tato. Uma boa maneira de ocupar o aluno tátil é através de viagens pelo campo, experiências, projetos artesanais e assim por diante.
- O aluno cinestésico precisa estar intimamente envolvido com aquilo que está aprendendo. Por exemplo, se um aluno cinestésico estiver lendo uma história sobre veleiros, ele quer ver um veleiro ao vivo para investigar e possivelmente sair velejando.
Você já deve ter uma boa idéia de que tipo de aluno é o seu filho, mas se não tiver, tudo o que você precisa fazer é gastar um pouco de tempo e fazer uma observação detalhada. Você também pode querer saber que tipo de aluno você é, porque isso pode influenciar seu estilo natural de ensino.
Vale lembrar que você não precisa ficar preso a um único método e seguir com ele para sempre. Se você começar com o Método Estruturado e o achar muito rígido, pode passar para os Estudos de Unidade. Se não der certo com este também, você pode tentar o Método Eclético e assim por diante. A maioria dos pais que optaram por este método de ensino, avaliam a escola domiciliar anualmente: nunca é muito tarde ou muito cedo para fornecer aos seus filhos uma educação domiciliar e se isso não funcionar, você pode rematriculá-lo em uma escola regular no ano seguinte.
Claro, uma das maiores preocupações para os pais, considerando o caminho seguido pela escola domiciliar é a universidade. Na verdade, esta questão quase sempre aparece na lista de "perguntas mais freqüentes" na maioria dos sites relacionados com escola domiciliar: "O aluno que estudou com o método de aprendizado escolar domiciliar entrará na faculdade?" A resposta a esta pergunta é um sonoro "Sim!"
Você encontrará histórias de sucesso em livros e na Internet sobre alunos que estudaram com o método de aprendizado domiciliar e que entraram na faculdade ou universidade dos seus sonhos. Nos EUA, há dezenas de casos de alunos que conseguiram ingressar em escolas e instituições universitárias do grupo 'Ivy League', como Harvard, Yale e Princeton.
Para alcançar o sucesso acadêmico, o aluno da escola domiciliar deve começar a pensar na escolha de sua universidade durante o nono período (ou seu equivalente), exatamente como os alunos da rede regular de ensino. É preciso ressaltar que muitos alunos das escolas domiciliares atuais tiram vantagem de suas programações favoráveis, participando de programas para estagiários. Isto não apenas proporciona uma preciosa oportunidade para praticar como também melhora as chances de entrar em qualquer universidade.
Ainda que o aprendizado, especialmente o aprendizado para toda a vida, pareça ser o foco de muitos métodos da escola domiciliar, a universidade não é necessariamente o objetivo final de cada aluno da escola domiciliar. Sem estar atrelados às rígidas programações da escola tradicional, os alunos da escola domiciliar podem começar a pensar em um aprendizado mais amplo. Como já seguiram uma metodologia não convencional, eles podem hesitar menos em fazê-lo novamente. Para estes alunos de mente aberta para a vida, a "metodologia da antiuniversidade" pode ser o destino.
A autora Danielle Wood apresenta diversas oportunidades de "antiuniversidade" em seu livro, "A alternativa da antiuniversidade: Seu guia para carreiras incríveis e aventuras surpreendentes fora da universidade." Nesta referência bem organizada, aqueles que não estão preparados para cancelar a experiência universitária para sempre encontrarão sugestões para passar o tempo antes da universidade. Também existe uma grande quantidade de informações relativas a programas alternativos de aprendizado e programas para estagiários.
Enfim... Espero ter ajudado aos pais que se interessam por este tema (tão amplo e complexo).
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