17 novembro 2009

Quem pariu Mateus, ops, Zelaya que o embale

Essa semana o bigodudo com chapé de cawboy a là John Wayne disse que não queria mais brincar. É isso mesmo! Manuel Zelaya - Lembram-se dele? - disse que desistiu da sua restituição. Finalmente, o Maluco de Tegucigalpa tomou juízo e leu uma carta aberta a Obama em que diz não aceitar mais a sua recondução ao poder. Pare de rir, leitor! Que coisa! Ele não quer mais brincar! E diz que também não reconhece as eleições vindouras — que, não obstante, acontecerão.

Zelaya também lastima o que considera mudança de posição dos EUA, que já começam a admitir a possibilidade de reconhecer o governo que sair das urnas, ainda que o Malucão não seja reinstalado simbolicamente no poder.

O chato para Zelaya é que tudo segue conforme ele exigiu. A pendenga final da negociação era quem decidiria o seu retorno: a Corte Suprema, como queria Roberto Micheletti, ou o Congresso, como ele queria. Ficou decidido que seria o Congresso. Só que o acordo não previa data para a decisão e, como estava redigido lá, não tornava obrigatória a sua volta.

Estabelecia prazo, sim, para a formação do governo de unidade nacional — para o qual Zelaya não quis indicar representante. Sendo assim, está implicito que quem desrespeitou o acordo foi ele. Pelo visto, o homem vai ficar na embaixada brasileira como "hóspede" por um bom tempo. Agora, sim, a coisa está mais perto de sua real natureza: uma piada.

Pegue aí Celso Amorim, que o Bigodão é seu!

Nenhum comentário: