13 novembro 2009

O apagão e a escola austríaca

Depois do apagão da última terça-feira, a revista Veja resolveu consultar um especialista no setor. O convidado foi Ernesto Cavasin, chefe do serviço de mudança climática da PricewaterhouseCoopers. Cavasin afirmou que a alternativa seria investir em pequenas e médias empresas capazes de produzir regionalmente energia alternativa como a biomassa, aeólica (dos ventos), e de outros recursos naturais. "Mesmo que essa energia esteja ligada ao atual sistema de transmissão interligado, esses pólos geradores seriam capazes de assumir sozinhos o abastecimento de uma determinada região, evitando um apagão geral".

Em outras palavras: devíamos descentralizar a geração e o fornecimento de energia a fim de evitar novas e maiores crises. Engraçado! Por que eu não estou surpreso?

É isso aí pessoal! Todas às vezes que falamos em diminuir o poder do Estado, seja através de privatizações ou da redução dos gastos públicos, somos taxados de malucos e antipatriotas. Felizmente, o tempo se encarrega de jogar luz sobre determinadas questões e creiam, ele tem sido muito generoso com liberais como nós. Mais tarde eu vou escrever um texto falando sobre o apagão da Era Lula, o nosso querido Rei Sol.

Ah... A matéria completa da revista Veja está aqui.

Nenhum comentário: