21 dezembro 2009

Olha o aquecimento aí gente

Acabo de saber que a baixa temperatura que vem atingindo o hemisfério norte nos últimos dias trouxe consequências graves aos Estados Unidos e à Europa. As nevascas e o frio intenso provocaram a morte de mais de 60 pessoas durante o fim de semana, além de transformar drasticamente a rotina de americanos e europeus, que voltaram ao trabalho nesta segunda-feira.

A CNN notíciou que mais de 6.000 chamados foram atendidos na costa leste dos EUA. Mais da metade desses chamados era referente a acidentes de trânsito e veículos isolados pela neve, que atingiu números recordes. Em algumas regiões, a neve ultrapassou 55 centímetros. Uhuuu!

A situação é ainda mais grave na Europa. Na Polônia, 42 pessoas morreram em apenas dois dias - os termômetros chegaram a -20ºC no país. Na Áustria, autoridades informaram as mortes por congelamento de duas pessoas que tentavam voltar a pé para casa. No sudoeste da Alemanha, o corpo de um desabrigado de 46 anos foi encontrado. A Itália, onde geralmente o inverno é menos rigoroso, também foi atingida por nevascas e baixas temperaturas. O frio e a neve também atingiram Portugal, colocando regiões do norte e do centro em estado de alerta no domingo. Em Madri, a neve prejudicou os transportes e o tráfego. No aeroporto internacional de Barajas, mais de 50 voos tiveram que ser cancelados ou adiados, pois duas das quatro pistas foram fechadas por problemas de visibilidade. Trens de alta velocidade também ficaram parados em consequência das nevascas. Quanto às estradas, o tráfego foi bloqueado ou praticamente paralisado em todas as vias.

O tráfego de trens de passageiros da Eurostar entre Londres e Paris foi suspenso novamente nesta segunda, anunciou a empresa, depois de uma série de problemas provocados pela neve e o frio. O secretário de estado francês para os Transportes, Dominique Boussereau, afirmou considerar "inadmissível" a suspensão por vários dias do tráfego ferroviário entre as duas capitais e pediu uma investigação. Mais de 2.000 passageiros tiveram que passar a noite de sexta-feira para sábado bloqueados no túnel sob o Canal da Mancha. Alguns ficaram mais de 15 horas sem água ou alimentos, sob intenso frio, sem informações sobre a situação, por falhas em cinco trens Eurostar.

Tudo isso aconteceu enquanto o mundo estava com os olhos voltados para aquela rapaziada lá em Copenhagen, que não sabe fazer outra coisa a não ser alertar para a tal da onda iminente de calor que se aproxima. É pensar que há vários meses eu publiquei alguns textos neste Blog falando sobre os especialistas que alertam para a onda de frio que está por vi.

Sabem... Eu não quero ser presunsoso e muito menos pedante, mas é preciso ser tremendamente estúpido para ignorar que o planeta enfrenta ondas cíclicas de calor e frio. Será que nenhum desses tais especialistas se pergunta porque Eric, o viking, batizou a Groelândia de "Terra Verde"? Será que isso por si só, não é uma evidência mais do que suficiente que num período não muito distânte a Terra era bemmm mais quente do que é hoje? Enfim, os alarmistas podem pensar o que quiserem, mas eu não tenho a menor intensão de me converter a essa seita ecologicamente correta. Vou continuar tomando o meu Chicabom, dando graças a Deus pelos avanços da indústria farmáceutica e se possível, comprando moveis de madeira de lei.

Nenhum comentário: